Testemunhos

Pedro Abrunhosa

"Trabalho de perto com o João Bessa desde o meu disco ‘Luz’, 2007. Aprendeu com os melhores, entregou-se como ninguém à dificílima tarefa de dominar as linguagens das máquinas e da técnica sem deixar que estas subjuguem a sua ímpar capacidade crítica e artística, construindo assim uma personalidade incontornável no contemporâneo panorama da Música nacional. Desde ‘Longe’, 2009, que assina também a Produção dos meus discos. A sua entrega a todos os passos do processo, da escrita à Masterização, o seu interesse em melhorar cada uma das áreas onde intervém, tornam mais eficaz e simples o trabalho de qualquer músico permitindo que este se dedique tranquilamente ao cerne da sua actividade: a composição, como no meu caso, a interacção colectiva no caso dos grupos e bandas. Basta ouvir os discos que produziu, captou ou misturou para perceber que há na sua postura profissional um rigor e uma identidade que o fazem sobressair, que o mergulham já entre os melhores. Uma vontade de estar informado, actualizado e atento às realidades musicais emergentes fazem sobressair a melhor característica que qualquer criador pode ter: a inquietação. Existe um som ‘João Bessa’? Existe e afirma-se como o mais promissor para as décadas vindouras.”

Pedro da Silva Martins

“-“Quando quiseres!” É a voz serena do Bessa que me chega através dos headphones. E aqui estou eu, em frente a um microfone, no momento da verdade. O estúdio é o culminar de um longo trabalho, e a presença do Bessa do outro lado da régie, dá-me toda a segurança, não só na qualidade do resultado final, como na leveza de todo o processo. Sei que o Bessa vai tirar o melhor de todos os que ali estão. -“Pedro, estás a ouvir-te bem?” Pronto, já desafinei! E depois, é isto: ele põe as coisas nestes termos, como se todas as nossas inseguranças fossem apenas um problema de monição. Se calhar até são! -“Quando quiseres, Pedro!” Cá vou eu para outro take! Além do enorme profissional de estúdio (como técnico e produtor), e na estrada (como técnico de som), o Bessa é sobretudo um gajo fixe, com quem dá gosto estar e conversar. Não tem merdas e não se deixa levar pelo abismo da própria profissão. É um prazer ouvi- lo falar de música, das histórias de estrada ou sobre aquela malha específica dos Stone Temple Pilots, mas, sobretudo, percebe-se a profundidade da pessoa que é quando fala da família ou dos projectos que tem para a casa nova. Tenho-o como daquelas pessoas que a música me trouxe para ocupar o lugar de amigo. Sei que a monição não irá afectar a nossa amizade: -“Pedro, parece-me bem assim! Grava só outra vez para termos dois takes!” -“Quando quiseres, Bessa!"

Karl Vanden Bossche

Gorillaz/Sade
“What a great guy, was very easy to work with, was extremely quick, and got a great sound, plus he gave great advise when it came to the music. Would definitely love to work with him again. “

Ana Moura

“O João Bessa traz-me a serenidade dos sábios e a doçura dos generosos em tudo o que faz. Alia a um profundo conhecimento técnico a paixão, o profissionalismo e a dedicação. O que me faz sentir é que, quando ele está ao leme, tudo fica mais possível. E eu fico muito mais segura por saber que tenho a minha voz confiada a um sábio desta arte maior que é a música.”

Ana Bacalhau

“Um produtor é como um psicólogo: sabe os nossos segredos inconfessáveis e sabe como ajudar-nos a ultrapassar as dificuldades que nos impedem de avançar. Com o João Bessa, tudo está garantido: a reprodução fiel do nosso instrumento, a criação de um espaço seguro onde podemos estar à vontade e arriscar, um ombro amigo onde podemos confessar o que nos vai na alma. Quando foi hora de avançar para o meu primeiro disco a solo, não hesitei um segundo: tinha de ser ele a gravar e a produzir. De semanas intensas de trabalho resultou um disco que era mais do que tinha imaginado, também por culpa da entrega, sensibilidade, assertividade e talento que colocou no processo de criação e gravação. Estar-lhe-ei sempre grata por isso e ainda mais por poder chamá-lo de amigo. Querido Bessa, obrigada.”

André Tentugal

Tive o prazer de acompanhar a evolução do João desde o inicio do seu trabalho enquanto engenheiro de som. Desde cedo se percebeu que o seu talento aliado a um elevado nível de exigência e capacidades técnicas se iriam transformar em algo grande. Hoje em dia associo o nome dele a projectos de qualidade, aos maiores nomes da música nacional e faz sentido. É sempre um prazer construir e criar algo com ele, poder contar com um profissional de nível superior assim como um Homem de um coração gigante e sensibilidade como poucos.”

João Só

“Conheci o João Bessa e percebi logo que tínhamos muita coisa em comum. Somos os dois músicos e gostamos muito de ouvir música. Há muito boa gente a fazer bom som hoje em dia mas não é só isso que o João faz. Ele entra nas canções, deixa lá o que tem de melhor e depois vai para outras canções. Sempre com pinta, sempre pela música. No meio disto tudo ainda tem a praia a três passos do seu estúdio, o que dá uma qualidade ao trabalho que não se compra em lado nenhum. Trabalhar com o João Bessa é trabalhar a sério, e a música não é brincadeira nenhuma.”

Jerry Boys

Buena vista social club/ Ali farcka toure
“I worked with Joao over a 3 month period when I was producing a Deolinda album (Mundo Pequenino) in Porto. He was always knowledgeable, patient, helpful and had a great rapport with the band which is so important to a successful recording. I still have very fond memories of working together.”

Fotografia: Pedro da Silva Martins – Marcos Borga